DICAS DE SAÚDE

Dicas de Saúde
» COMO SABER SE TENHO CÁRIE?
Apenas seu dentista pode dizer com certeza se você tem uma cárie.Isto porque as cáries se desenvolvem embaixo da superfície do dente,onde você não pode vê-las.Quando você ingere alimentos que contenham carboidratos (açúcar e amido),estes carboidratos são digeridos pelas bactérias da placa,produzindo ácidos que corroem o interior do dente.Com o tempo, o esmalte do dente começa a fraturar por debaixo da superfície,enquanto a parte externa permanece intacta. Quando uma quantidade suficiente de esmalte sob a superfície já tiver sido destruída,a superfície se desmorona,expondo a cavidade de cárie.
É maior a probabilidade das cáries de se desenvolverem em fóssulas e fissuras nas superfícies de mastigação dos dentes posteriores, nos espaços entre os dentes e próximo à linha da gengiva. Mas, independentemente de onde ocorrem, a melhor maneira de identificá-las e tratá-las, antes que se tornem sérias, é visitando seu dentista regularmente para avaliações.
Como posso evitar as cáries?
  • Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, e use o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva.
  • Faça avaliações regulares. O cuidado preventivo pode evitar que os problemas ocorram e que problemas menores se tornem sérios.
  • Adote uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Quando ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido.
  • Utilize produtos dentários que contenham flúor, incluindo o creme dental.
  • Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contenha flúor. Se a água fornecida em sua localidade não contém flúor, seu dentista ou pediatra pode prescrever suplementos de flúor diários.


» A CÁRIE
As cáries (cárie dentária) envolvem três fatores principais:
  • Alimentos e bebidas ingeridas
  • Bactérias na placa
  • Seus dentes e boca
Quando esses fatores estão a favor das bactérias,os resíduos produzidos da alimentação,sob a forma de ácidos,provocam um enfraquecimento ou desmineralização das áreas sob a superfície dentária.
A forma mais fácil de entender,é pensar que toda vez que você come,os ácidos atacam seus dentes. Seu corpo se defende quando você enxágua os alimentos e os ácidos com a saliva (ver Figura 1). A saliva neutraliza e defende, mas o mais importante ainda é que contém sais minerais (cálcio e fosfato) para reconstruírem as áreas do dente que foram,ou desmineralizadas ou atacadas pelos ácidos.Esse processo de reconstrução é conhecido como remineralização.
Cárie



» O QUE É GENGIVITE?
A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar. É este que envolve e segura os dentes.É causada pela placa bacteriana ou biofilme dental,uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes.Se não for removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental,a placa bateriana pode se formar e as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes. Isto pode fazer com que os dentes fiquem abalados, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista.
São três os estágios da gengivite:
  • Gengivite: este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover esta placa, ela produzirá toxinas (venenos) que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, desde que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentem no lugar não tenham sido atingidos.
  • Periodontite: neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentem em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.
  • Periodontite avançada: neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou móveis. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.


» O QUE É ORTODONTIA?
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos,podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.
Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM (Articulação Temporo Mandibular) e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.
O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular.

« Voltar ao Topo
» COMO SABER SE PRECISO DE UM ORTODONTISTA?
Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você. Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:
Sobremordida Sobremordida, algumas vezes chamada de “dentes salientes” – acontece quando os dentes anteriores superiores se posicionam muito à frente da arcada inferior.
Mordida Cruzada Anterior Mordida cruzada anterior – uma aparência de “bulldog”, quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
Mordida Cruzada Mordida cruzada – ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.
Mordida Aberta Mordida aberta – espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.
Apinhamento Apinhamento – ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.
Diastema Diastema – falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.
Desvio de linha mediana – ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.


» COMO FUNCIONA UM TRATAMENTO ORTODÔNTICO EFICAZ?
Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.
Aparelhos fixos podem ser:
Aparelho fixo — este é o tipo mais comum de aparelho; consiste de bandas, fios e/ou braquetes. As bandas são fixadas em volta de vários dentes ou um só dente, e utilizadas como âncoras para o aparelho, enquanto que os braquetes são presos na parte externa do dente. Os fios em forma de arco passam através dos braquetes e são ligados às bandas. Apertando-se o arco, os dentes são tracionados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Os aparelhos fixos são geralmente apertados a cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos. Atualmente eles são menores, mais leves e exibem bem menos metal que no passado. Podem apresentar cores vivas para as crianças, bem como estilos mais claros, preferidos por muitos adultos.
Aparelho fixo especial — utilizados para controlar o hábito de chupar o dedo ou a língua "presa", estes aparelhos são fixados aos dentes através de bandas. Por serem muito desconfortáveis durante as refeições, devem ser utilizados apenas como um último recurso.
Mantenedor de espaço fixo — se o dente de leite é perdido precocemente, um protetor de espaço é utilizado para manter este espaço aberto até que o dente permanente nasça. Uma banda é cimentada ao dente próximo ao espaço vazio e um fio é estendido até o dente do outro lado do espaço.
Aparelhos móveis incluem:
Niveladores — uma alternativa para os aparelhos convencionais para adultos, niveladores em série estão sendo utilizados por um número crescente de ortodontistas para mover os dentes da mesma forma que os aparelhos fixos, mas sem os fios de aço e os braquetes. Os niveladores são virtualmente invisíveis e removíveis para que o usuário possa se alimentar, escovar os dentes e passar o fio dental.
Mantenedores de espaço móveis — estes aparelhos têm a mesma função que os mantenedores fixos. São feitos com uma base acrílica que se encaixa sobre a mandíbula e têm braços de plástico ou arame entre determinados dentes que devem ser mantidos separados.
Aparelhos reposicionadores de mandíbula — também chamados de talas, estes aparelhos podem ser utilizados no maxilar superior ou mandíbula, e ajudam a "treinar" a mandíbula a fechar em uma posição mais favorável. São utilizados para disfunções da articulação temporomandibular (ATM)..
Amortecedores de lábios e bochechas — são destinados a manter os lábios e bochechas afastadas dos dentes. Os músculos dos lábios e bochechas podem exercer pressão sobre os dentes e os amortecedores ajudam a aliviar esta pressão.
Expansor palatino — um mecanismo utilizado para alargar o arco da mandíbula superior. Consiste em uma placa de plástico que se encaixa sobre o céu da boca. A pressão externa aplicada sobre a placa por meio de parafusos força as juntas dos ossos do palato a se abrirem para os lados, alargando a área palatina.
Contentores móveis — utilizados no céu da boca, estes aparelhos de contenção previnem que os dentes voltem à posição anterior. Podem também ser modificados e utilizados para evitar que a criança chupe o dedo.
Aparelho extrabucal — com este aparelho, uma faixa é colocada em volta da parte de trás da cabeça, e ligada a um elástico na frente, ou um arco facial. Este aparelho retarda o crescimento da maxila e mantém os dentes posteriores onde estão, enquanto os dentes anteriores são empurrados para trás.


» BIOCA SECA (XEROSTOMIA)
Você sente sua boca seca como o algodão?
Você sente a sua boca seca e pegajosa quando acorda de manhã? Você sente vontade de beber bastante água? Boca seca pode tornar difícil de engolir, mastigar os alimentos ou falar claramente. Com uma boca seca seus dentes podem ficar cariados mais rápido e, às vezes não existem sinais de alerta para esta doença. Se não tratada, a secura da boca pode também contribuir para o mau hálito e, por vezes, outras pessoas podem sentir o odor desagradável.
Que são boca seca e o que causa-a?
Boca seca é um problema diário que faz você sentir desconforto ao engolir, comer ou falar. É devido a uma situação em que você não produz saliva o suficiente para manter a sua boca úmida. O seu médico nem sempre fala sobre o problema de boca seca quando lhe prescreve um medicamento, mas boca seca pode ser causada pelo uso de medicamentos.
Mesmo assim, não pare de tomar a sua medicação, mas informe ao seu médico o mais rápido possível que está com a boca seca. Boca seca também pode ser um sintoma de doença como o diabetes. Portanto, não se esqueça de informar ao seu dentista ou higienista que está com a boca seca assim que perceber o problema.
Sintomas de boca seca:
• Sensação de boca seca e pegajosa como se estivesse com bolas de algodão.
• Ardor na boca ou língua e às vezes a língua tem gosto de couro.
• Dificuldade ou desconforto ao mastigar, engolir ou falar.
• Lábios e garganta seca ou feridas na boca.
Pare um momento para verificar se tem risco de boca seca.
PERGUNTAS — SIM / NÃO
1. Você está tomando diariamente um ou mais medicamentos com receita médica?
2. Você sente a sua boca seca e pegajosa quando acorda de manhã?
3. Você tem dificuldade em engolir ou falar?
4. Toma bastante água para manter sua boca úmida?
5. Você sente a garganta seca e às vezes sua boca arde?
6. Sua língua arde ou mudou para um tom de vermelho escuro?
7. Alguma vez sente sua língua como se tivesse gosto de couro?
8. Alguma vez já apareceu úlceras na boca ou na língua que nunca cicatrizam?

Se você respondeu "sim" para uma ou mais destas perguntas, converse com o seu médico e visite seu dentista ou higienista para saber mais sobre boca seca e saúde bucal.

Dicas para reduzir o desconforto de boca seca:
• Beba água em temperatura ambiente durante o dia e a noite, e carregue sempre com você uma garrafa de água. Evite beber muita água em temperaturas extremas (muito quente ou muito gelada).
• Procure beber bebidas sem açúcar e evite as bebidas gasosas.
• Evite bebidas com cafeína, porque podem secar a boca. Procure beber café, chá ou refrigerante diet de vez enquando, mas sem exageros.
• Durante o almoço, não se esqueça de incluir uma bebida, como a água. Beba água antes, durante e depois das refeições.
• Masque chiclete ou coma doces sem açúcar para estimular o fluxo de saliva.
• Se você fuma ou bebe bebida alcoólica, procure parar! Tanto a bebida alcoólica quanto o tabaco deixam a boca seca e mais suscetível a ter doença gengival e câncer de boca.
• Se você tem o hábito de usar um enxaguatório bucal, opte por um sem álcool. Leia o rótulo para se certificar de que o produto está mesmo sem álcool em sua formulação.
• À noite tente utilizar um umidificador de ar para umedecer o ar do ambiente.




Técnicas de Escovação » COMO FAZER UMA BOA ESCOVAÇÃO?
Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos!
A maioria dos adultos não chegam nem próximos a este tempo. Para ter uma idéia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes.
Escove-os com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas.
Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:
• Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
• Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
• Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
• Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.


» PLACA BACTERIANA
O que é placa bacteriana?
Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e açúcares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cáries e gengivite . Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.
Como saber se tenho placa bacteriana nos dentes?
Todos nós temos placa bacteriana porque as bactérias estão sempre presentes em nossa boca. As bactérias aproveitam os nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos e aqueles contidos na saliva para se desenvolver. A placa causa as cáries quando os ácidos que ela produz atacam os dentes, o que acontece após as refeições. Sofrendo esses ataques repetidos, o esmalte dos dentes pode se desfazer e abrir caminho para a formação de cáries. Não sendo retirada, a placa bacteriana pode também irritar a gengiva ao redor dos dentes, causando gengivite (as gengivas ficam vermelhas, incham e sangram), periodontite e perda dos dentes.

Como posso evitar a formação da placa bacteriana?
É fácil evitar a formação da placa bacteriana. Basta você:
• Escovar bem, no mínimo três vezes ao dia, para remover a placa bacteriana de todas as superfícies dos seus dentes.
• Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se instala entre seus dentes e sob a gengiva, onde a escova não pode alcançar.
• Limitar a ingestão de alimentos com muito açúcar ou amido, especialmente aqueles que grudam nos dentes.
• Visitar seu dentista regularmente para fazer limpeza e exame completo dos dentes.


» PONTES E COROAS
Poucos incidentes têm maior impacto na saúde dentária e na aparência pessoal do que a perda de dentes. Quando faltam um ou mais dentes, os restantes podem sair da sua posição, o que pode levar a alterações na mastigação, perda de mais dentes, cárie e doenças das gengivas.
Quando se perde um dente, o seu dentista pode recomendar a colocação de uma ponte. Quando se coloca uma ponte, os dentes (pilares protéticos) em ambos os lados do espaço vazio são cobertos com coroas (capas/mantenedores de espaço), e um dente artificial (pôntico) é submetido às coroas.
Ponte


» DENTES SISOS
Os dentes do siso ou terceiros molares são os últimos dentes a desenvolverem-se. A maior parte de nós tem quatro dentes do siso, um em cada canto da boca. Normalmente desenvolvem-se no final da adolescência ou por volta dos 20 anos.
Muitas vezes, os dentes do siso ficam presos ou encaixados no osso do maxilar ou simplesmente não saem. Isto pode causar sobreposição ou deslocação de outros dentes ou levar ao desenvolvimento de cárie dentária localizada. Os dentes do siso ficam presos no osso do maxilar em posições fora do normal, por vezes na horizontal, o que os impede de saírem de forma normal.
Na maior parte dos casos, é recomendado extrair os dentes do siso presos. Dependendo da posição do dente a remoção do terceiro molar ou dente do siso pode ser realizada no consultório do seu dentista, numa clínica de cirurgia ou num hospital.
PROCEDIMENTO TÍPICO
Se o dente não está impactado, a extração é igual a qualquer outro dente. Para aliviar o desconforto ou acelerar a cicatrização:
• Use bolsas de gelo nas bochechas contra o inchaço. Pondo-as e retirando-as cada 30 minutos
• Pressione trincando gaze para parar a hemorragia

• Coma alimentos moles e beba mais líquidos
Siso
• Evite comidas duras ou crocantes na zona mole
• Escove com cuidado no dia depois da cirurgia
• Tome os medicamentos receitados e siga todas as instruções que lhe foram dadas
• Evite o uso de canudos para beber a fim de reter o coágulo sangüíneo na cavidade do dente


» DENTES DAS CRIANÇAS

Os dentes das crianças começam a se formar antes do nascimento. Aos 4 meses de idade, os primeiros decíduos, ou dentes do bebê, erupcionam através da gengiva. A dentição decídua, composta por 20 dentes, em geral se completa por volta de 3 anos de idade, embora o ritmo e a ordem de erupção possam variar.
Os dentes permanentes começam a aparecer por volta dos 6 anos de idade. Este processo continua aproximadamente até os 21 anos de idade
Dentes das Crianças


» SAÚDE ORAL PARA CRIANÇAS
Para ajudar a assegurar a saúde e bons hábitos de higiene oral pela vida toda:
• Limite a ingestão de açúcar por parte das crianças
• Certifique-se de que as crianças obtenham a dose necessária de flúor, seja através da água que bebem ou de aplicação no consultório do dentista
• Ensine as crianças a escovar os dentes e a usar o fio dental corretamente
• Supervisione as sessões de escovação e ajude as crianças no uso do fio dental, que pode ser um desafio para suas mãos pequenas
PRINCIPAIS OBSTÁCULOS À SAÚDE ORAL DA CRIANÇA
Bebês
• "Cárie de mamadeira"
o Esfregue a gengiva com gaze ou com um pano limpo e água após as refeições. Quando os dentes surgirem, escove-os diariamente com uma quantidade de pasta fluoretada do tamanho de uma ervilha
o Ponha a criança na cama com uma mamadeira de água, não de leite ou suco
• Hábito de chupar o dedo polegar
o Não representa um problema até cerca de 4 anos de idade ou até surgirem os dentes permanentes; depois disso, pode causar alterações nos dentes
• Manchas brancas nos dentes
o Assim que surgir o primeiro dente (por volta dos 6 meses), comece a limpar diariamente os dentes da criança e marque uma visita ao dentista
Crianças que estão começando a andar
• Medo de dentista
o Mantenha a criança no colo do pai ou da mãe durante o exame
• Dificuldade para criar uma rotina de higiene oral
o Envolva a família inteira - escovem os dentes juntos, na mesma hora, todos os dias, para criar um hábito saudável
Crianças em idade escolar
• Paixão por doces
o Ofereça às crianças opções de lanches saudáveis, como cenouras, passas e iogurte
• Manchas resultantes do uso de antibióticos
o Fale com o pediatra antes da prescrição de qualquer medicamento
Adolescentes
• Aparelhos de correção dentária
o Assegure-se de que os adolescentes escovem bem ao redor do aparelho, usando um condutor de fio dental para remover todas as partículas de alimentos.
• Acidentes orais decorrentes da prática de esportes
o Incentive as crianças a usar protetores especiais durante a prática de esportes.
As medidas a seguir são medidas preventivas essenciais para a preservação da saúde oral durante toda a infância:
Tratamento com flúor para fortalecer o esmalte dentário e aumentar a resistência às cáries. Isso pode incluir suplementos de flúor em áreas onde a água potável não está de modo ideal fluoretada. Não se esqueça de perguntar ao seu dentista sobre suplementos para determinar se são necessários.
Selantes dentários para proporcionar uma camada extra de proteção contra as cáries. Os selantes são feitos de material plástico, e são pincelados sobre os dentes por um dentista.
fonte: www.oralb.com.br


» A DIABETES E DOENÇA PERIODONTAL (GENGIVAL):
VOCÊ SABIA QUE O DIABETES PODE CONTRIBUIR PARA A PERDA DOS DENTES?
Se você é um adulto com diabetes do tipo 1 ou tipo 2 e seu controle de açúcar no sangue é, por vezes, não tão bom como o seu médico ou enfermeira gostariam que fosse, você pode perder alguns ou todos os seus dentes de um tipo grave de infecção da gengiva chamada de doença periodontal. O diabetes pode diminuir sua capacidade de lutar contra os germes que causam a doença periodontal (gengival).

O QUE É A DOENÇA PERIODONTAL E PORQUE DEVE SER DIAGNOSTICADA E TRATADA?
Doença periodontal ou gengival é uma infecção grave das gengivas que pode levar à perda dos dentes e pode impedi-lo de alcançar os objetivos nutricional estabelecidos pelo seu médico ou educador. Se seu dentista ou higienista não a detectarem ou se não tratada, a doença periodontal pode causar uma infecção que destrói os ossos que sustenta os dentes. A medida que a doença gengival avança, os sintomas podem incluir perda ou amolecimento dos dentes, mau hálito ou sangramento das gengivas. A doença periodontal pode agravar o controle da glicose e vice-versa.
Se sua glicose sanguínea é alta ou flutua, você está em risco de desenvolver uma doença periodontal grave.
Sintomas:
• Gengivas vermelhas e inchadas.
• Mesmo se suas gengivas sangram somente quando você faz uma escovação mais forte nos dentes, QUALQUER sinal de sangramento não é normal.
• Pus branco ou amarelado ao redor das gengivas.
• Dentes que são mais largos e gengivas que são separadas dos dentes.
Responda "sim" ou "não" às seguintes perguntas para determinar seu risco de ter a doença periodontal:

1. Alguma vez você já reparou sangue (vermelho) em sua escova de dentes, em sua alimentação ou em sua saliva?
2. Você tem alguns dentes soltos ou dentes que estejam moles?
3. Alguma vez já lhe disseram que tinha a doença gengival ou teve um dente arrancado devido a doença gengival?
4. Usa algum produto de tabaco?
5. Passaram mais de dois anos desde que visitou pela última vez o dentista?
6. Seu nível de hemoglobina A1c é superior a 7,0? Uma ou mais respostas "sim" justifica um exame dentário para detectar a doença periodontal. Com boa higiene oral e visitas regulares ao dentista é possível prevenir a doença periodontal. Então visite o seu dentista regularmente para ajudar a prevenir a doença periodontal!
fonte: www.oralb.com.br

» DISTÚRBIOS TEMPOROMANDIBULARES (DTM ATM)
QUAIS SÃO OS DISTÚRBIOS TEMPOROMANDIBULARES (DTM)?
Os distúrbios temporomandibulares (DTM) são um conjunto de fatores que causam dor na mandíbula e ao redor da articulação (conhecida como articulação temporomandibular ou ATM) e dos músculos. Os problemas das mandíbulas afetam a capacidade de uma pessoa para falar, comer, mastigar, engolir e até mesmo respirar.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DOS DISTÚRBIOS TEMPOROMANDIBULARES (DTM)?
A dor é o sintoma mais comum; entretanto algumas pessoas não têm dor, mas ainda possuem problemas ao movimentar seus maxilares. Os sintomas podem incluir:
• Dor facial
• Dor na articulação da mandíbula e ao redor dessa área, incluindo o ouvido
• Incapacidade de abrir a boca facilmente
• Sons de estalos ou rangidos na articulação da mandíbula
• Bloqueio da mandíbula ao tentar abrir a boca
• Dores de cabeça
• Uma mordida incômoda ou desconfortável
• Dor nos ombros, costas e no pescoço
• Inflamação de um lado do rosto

Outros sintomas podem incluir: zumbido nos ouvidos, dor de ouvidos, diminuição da audição, tonturas e problemas visuais.
Lembre-se que um desconforto ocasional na articulação da mandíbula ou músculos da mastigação é comum, e não é motivo para preocupação. Muitas pessoas com problemas de ATM ou DTM se recuperam sem tratamento. Muitas vezes, o problema desaparece logo após várias semanas ou meses.

QUAIS AS CAUSAS DOS DISTÚRBIOS TEMPOROMANDIBULARES?
Não se conhecem todas as causas. Algumas causas possíveis são as lesões na área do maxilar, várias formas de artrite, alguns procedimentos dentários, estiramento da mandíbula quando ocorre a inserção de um tubo de respiração antes da cirurgia, e cerramento ou rangido dos dentes.

COMO SÃO TRATATOS OS DISTÚRBIOS TEMPOROMANDIBULARES?
Tratamentos reversíveis
De acordo com National Institute of Dental and Craniofacial Research (NIDCR) (Instituto Nacional de Pesquisa Dentária e Craniofacial e dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, os tratamentos para a ATM deve ser, tanto quanto possível, reversíveis. Isto significa que o tratamento não deve causar alterações permanentes para os dentes ou mandíbulas.
Exemplos de tratamentos reversíveis:
• Analgésicos vendidos sem receita
• Medicamentos com prescrição médica
• Exercícios de estiramento e relaxamento da mandíbula
• Férula de contenção (placa de mordida, placa noturna)
Tratamentos irreversíveis
De acordo com National Institute of Dental and Craniofacial Research (NIDCR) (Instituto Nacional de Pesquisa Dentária e Craniofacial) e dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, não foram encontrados comprovações de tratamentos irreversíveis, o que pode agravar ainda mais o problema.

Exemplos de tratamentos irreversíveis:
• Ajuste da mordida pelo rangimento dos dentes
• Tratamentos odontológicos extensos
• Dispositivo de reposicionamento mandibular
• Ortodontia
• Procedimentos cirúrgicos envolvendo a substituição parcial ou total da articulação da mandíbula
O TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS TEMPOROMANDIBULARES (DTM) SÃO COBERTOS PELO SEGURO?
Muitos planos de seguro saúde não cobrem tratamentos de desordens musculares ou articulação da mandíbula, ou somente abrangem alguns procedimentos. Entre em contato com a companhia de seguro para saber quais tratamentos são cobertos.



Fio Dental » PORQUE DEVO USAR O FIO DENTAL?
O fio dental elimina a placa (uma substância pegajosa com germes, que se forma nos dentes e gengivas, que causa a doença gengival) bem como restos que podem aderir aos dentes e gengivas e, entre os dentes. A limpeza com o fio dental é essencial para remover a placa que fica entre os dentes onde a escova não alcança. Limpar os dentes diariamente com o fio dental aumenta as chances de mantêlos saudáveis por toda vida. Se você remove a placa com o fio dental que se forma entre os dentes, pode diminuir assim as chances de ter problemas nas gengivas.
COMO USAR O FIO DENTAL
  1. Enrole as extremidades de um pedaço de fio dental de 18 a 24 polegadas (46 a 60 cm) em torno de seus dedos.
  2. Segure o fio entre o polegar e o dedo indicador de cada mão. Deixe cerca de 2,5 centímetro de fio dental entre suas mãos.
  3. Passe o fio dental suavemente entre os dentes. Quando chegar a linha da gengiva, faça uma curva em forma de "C" ao redor do dente, certificando-se de chegar abaixo da linha da gengiva.
  4. Deslize suavemente o fio dental para cima e para baixo várias vezes, entre cada dente, incluindo os dentes do fundo. Aplique pressão contra os dentes durante a passagem do fio dental. Desenrole mais fio dental, à medida que for necessário.
Suas gengivas podem sangrar durante a primeira semana, até que a camada de placa seja rompida, as bactérias removidas e suas gengivas cicatrizadas.


» PREVINA-SE: VISITE A  HIPER DENTAL
Alguma vez você já se perguntou por que razão de se visitar o dentista a cada seis meses? É porque visitas regulares ao dentista são essenciais para manter dentes e gengivas saudáveis. É importante que entre esses exames semestrais, você faça uma boa prática de cuidados em casa para manter seus dentes e gengivas limpas e saudáveis. Dependendo do estado da sua saúde oral, o seu dentista pode recomendar consultas mais freqüentes.
A visita regular ao dentista
Em cada consulta regular, o seu dentista examinará os seus dentes, gengivas, boca e garganta.
EXAME DENTÁRIO CLÍNICO
• Exame das gengivas
• Procurar por sintomas de doença na gengiva
• Verifica a mobilidade dos dentes
• Verifica os tecidos dentro da sua boca
• Examina sua língua
• Examina sua mordida
• Procura por cárie dentária
• Verifica se há dentes quebrados (trincados)
• Verifica se há obturações quebradas
• Procura mudanças nas gengivas que cobrem os dentes
• Avaliação de qualquer aparelho dental que possa ter
• Verifica o contato entre seus dentes
• Faz exame de Raios-X
LIMPEZA DENTÁRIA
• Verifica a limpeza dos seus dentes e gengivas
• Remoção da placa e tártaro
• Polimento dos dentes
• Limpeza com fio dental
• Revê as instruções recomendadas de escovação e o uso do fio dental

Assim que o seu exame dentário clinico foi finalizado, o seu dentista pode falar sobre a saúde de seus dentes e gengivas e fazer quaisquer outras recomendações.
Consultando o seu dentista regularmente e seguindo as práticas de uma boa higiene dental em casa, ajuda a manter seus dentes e gengivas saudáveis.
Para ter dentes e gengivas saudáveis, não se esqueça de seguir as instruções de cuidados em casa dadas pelo seu dentista. E visite regularmente o seu dentista.
Lembre-se, a prevenção é sempre melhor.
Quando devo trocar minha escova dental?
Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas
Que tipo de escova devo usar?
Não é fácil decidir qual o tipo de escova usar, já que o mercado oferece inúmeros tipos, formas e tamanhos. Contudo, lembre-se de que:
• A maior parte dos dentistas concorda que as escovas macias são mais eficientes para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos. De preferência, a escova deve também ter cabeça pequena para poder mais facilmente alcançar todas áreas da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores.
• Com relação ao tipo de cabo (por exemplo, flexível ou não), formato da cabeça da escova (retangular, cônica, etc.) e estilo de cerdas (com pontas planas, arredondadas, em diferentes níveis, etc.), escolha o que for mais confortável para você. O importante mesmo é usar uma escova que se ajuste bem à sua boca e alcance todos os dentes.
• Para muitas pessoas, especialmente aquelas que têm dificuldades para escovar ou destreza manual limitada, a escova elétrica é uma boa alternativa, porque limpa melhor os dentes.

SAÚDE BUCAL..







Má higiene bucal ameaça o coração, revela pesquisa 

Um sorriso bem cuidado pode ser sinônimo de coração saudável. Essa relação é pesquisada há mais de 20 anos, mas só agora foi possível medir os efeitos da escovação diária. Um estudo populacional feito na Escócia mostrou uma forte associação entre a pouca frequência da escovação e o aparecimento de doenças cardiovasculares.

As pessoas que escovavam os dentes menos de duas vezes por dia apresentaram 70% mais chances de sofrer infarto do miocárdio, segundo pesquisadores da University College London (UCL), que analisaram o estilo de vida de mais de 11 mil pessoas — monitorando fatores como higiene, hábitos de consumo (como tabagismo) e a prática ou não de exercícios físicos. A média de idade dos entrevistados era de 50 anos. A análise foi baseada na quantidade de visitas ao dentista, no número de escovações por dia, em detalhes sobre pressão arterial e o histórico de doenças cardíacas nas famílias.
Com o cruzamento dos dados, descobriu-se que somente seis em cada 10 pessoas visitavam o dentista a cada seis meses e que 71% escovavam os dentes ao menos duas vezes por dia. Em um período de oito anos, 555 participantes que mantinham os piores hábitos de higiene bucal tiveram sérias doenças cardiovasculares. Destses, 170 morreram.
O principal diagnóstico, em 74% dos casos, era de doença coronariana. Foi isso que fez os investigadores identificarem a associação entre a falta de escovação com os problemas cardíacos.

Um dos pesquisadores é o brasileiro César de Oliveira, que mora em Londres desde 1996. Lá, ele cursou mestrado, doutorado e pós-doutorado na University College London, onde realizou o estudo com Richard Watt e Mark Hammer.  explicou .como a má escovação influencia no aparecimento de doenças do coração.
“As pessoas que escovam os dentes com menos frequência apresentaram mais inflamação gengival, devido ao acúmulo de placa bacteriana, e, consequentemente, o desenvolvimento da doenca periodontal (infecção oral crônica)”, conta. O problema é que esse quadro inflamatório bucal crônico é prolongado, e muitas vezes, não é tratado. Isso, então, contribui para um aumento da inflamação sistêmica e afeta a condição cardiovascular.

De acordo com o pesquisador brasileiro, há duas teorias sobre como uma inflamação localizada — no caso, a doença periodontal — afetaria a saúde sistêmica. A primeira é “a entrada na corrente sanguínea das bactérias causadoras da doença periodontal e de seus produtos tóxicos por meio de áreas de ulceração do epitélio gengival”. O resultado é uma resposta do sistema imunológico que produz inflamação.

“A segunda teoria de como uma inflamação pode afetar a saúde sistêmica se trata da entrada na corrente sanguínea dos mediadores inflamatórios produzidos na bolsa periodontal (o espaço entre a gengiva e os dentes)”,  a importância da associação feita pelos pesquisadores. “O corpo é integrado, não dá para pensar que, se ocorrer algo na boca, isso vai ficar só lá. É necessário pararmos de agir setorialmente”, A gente realmente tem que considerar a questão do fumo, do estresse, do diabetes e da obesidade. Tudo está relacionado com a saúde bucal de alguma forma.”

Para o cardiologista do Hospital do Coração do Brasil André Medina, é importante que se leve em conta outros fatores, além da escovação dos dentes. “A gente também tem que considerar a pressão, o diabetes, o tabagismo, o nível de atividade física e o colesterol de cada pessoa”, diz.

Exemplo está em casa
A saúde foi prioridade na criação do filho da dona de casa Mara Queiroz. “Sempre tive a preocupação com a higiene e em levar uma vida saudável, fazer exercícios e comer algo mais natural”, diz. O estudante Flávio Silva, de 22 anos, filho de Mara, acredita que aprendeu a levar uma vida saudável a partir do que viu em casa. “Estou acostumado a prestar atenção no cuidado com os dentes.
Foi algo que meus pais passaram para mim e, por isso, criei a mania de escovar bem e de visitar o dentista regularmente”, destaca Flávio. Os cuidados redobraram quando ele descobriu a primeira e única cárie: “Foi quando comecei a faculdade e dei uma relaxada. Agora, presto ainda mais atenção nisso”. Toda a família tem o costume de ir ao dentista pelo menos uma vez ao ano, além de praticar exercícios e caprichar na alimentação.

O médico André Medina avalia que ainda é cedo para confirmar o resultado da pesquisa escocesa e que mais estudos são necessários. “Apesar disso, pode-se olhar com mais carinho para essa nova descoberta e cuidar mais do paciente”. O pesquisador brasileiro César Oliveira defende a realização de mais estudos. “Meu estudo foi capaz de consolidar uma associação. Ainda existe a necessidade de procedimentos como testes clínicos para se estabelecer definitivamente a causalidade: higiene oral precária/inflamação gengival e doença cardíaca. Entretanto, a associação é bastante forte e estudos anteriores confirmam meus resultados.”
 

ORTODONTIA






Ortodontista: especializado na correção da posição dos dentes por meio de aparelhos ortodônticos.
Literalmente a palavra significa a técnica de corrigir a posição dos dentes. Na prática, a ortodontia, aliada à ortopedia  dentofacial, são especialidades da odontologia que se preocupam com o ser humano como um todo, organismo e funções, não se atendo apenas à busca da estética. O paciente que apresenta dentes fora de posição, além do problema estético, quase sempre, tem também alguma dificuldade relacionada às funções de seu organismo, como por exemplo: respiração bucal e postura de língua prejudicada, além de dificuldade de higienização dos dentes.
O nariz tem como importantes funções aquecer, umidecer e filtrar o ar que vai para os pulmões e, portanto, quando respiramos pela boca introduzimos neles ar frio, seco e sujo. A respiração bucal pode propiciar a entrada de elementos alergênicos no aparelho respiratório, além de causar disgnatias, pois, os músculos que atuam na abertura da boca, pressionam lateralmente as arcadas dentárias, impedindo que elas se desenvolvam normalmente. 
_________________________________________________________







 DENTADURA



Próteses são substitutos para os dentes ausentes que podem ser retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora nunca sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás. Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais. Seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a serem substituídos e o custo do tratamento.
Como funcionam as próteses?
No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua.
As próteses são feitas sob medida em um protético, a partir de moldes tirados de sua boca. Seu dentista irá determinar qual dos três tipos de próteses descritas abaixo é o melhor para você.







_________________________________________________________









___________________________________________________________




Clareamento dentário exige acompanhamento profissional


O clareamento dos dentes, antes privilégio apenas das classes média e alta, começa a se  popularizar, com a diminuição dos custos do tratamento. Atualmente, uma pessoa que acredita estar com os dentes amarelados pode adquirir produtos para clareamento pela internet e até por televendas. 

“O problema é que, embora pareça um procedimento simples, a aplicação incorreta do produto pode causar sensibilidade dolorosa, irritação nas gengivas, prejuízo ao esmalte do dente e ainda deixar a percepção de que as restaurações e próteses ficaram mais escuras, pois os produtos só atuam na substancia dentária e não nos materiais restauradores com aqueles utilizados em restaurações e próteses”.
O clareamento dentário é um tratamento individualizado, que deve ser realizado com acompanhamento profissional, pois implica na utilização de um produto cujo princípio ativo é o peróxido de hidrogênio (água oxigenada), que exige conhecimento para manipulação.
Durante uma semana (ou 10 dias, dependendo da indicação do dentista) o produto é aplicado em uma placa moldada na arcada dentária do paciente, que irá dormir com ela. Também pode ser utilizado método mais rápido, em poucas sessões, com a aplicação de técnicas de clareamento com laser, lembrando que este atua na “ativação” do produto clareador, não sendo o responsável direto pelo branqueamento. 

Nem todas as pessoas estão elegíveis para receber o clareamento e reações indesejadas podem ocorrer quando a quantidade ou tempo de utilização do produto usado durante o procedimento são inadequados ou a procedimento para aquela pessoa está contra-indicado (ex: sensibilidade dentária). “Por ser um tratamento dentário, é extremamente importante procurar orientação especializada. Apenas um profissional da área será capaz de dizer se o clareamento é ou não indicado”.

O que causa o escurecimento dos dentes?
Podemos basicamente dividir em dois segmentos:
1) Fumo, alimentos com corantes como refrigerantes, café, chás, chocolates; entre outros, que são responsáveis pelos escurecimentos superficiais.

2) Traumas dentários; tratamentos de canal; utilização de certos medicamentos na época da formação dentária (quando criança); e também o envelhecimento, que são os responsáveis pelos escurecimentos mais profundos que ocorrem na estrutura do dente.

Como prevenir?
Com uma dieta balanceada, boa higiene bucal, evitando hábitos nocivos (ex: fumo) e mantendo visitas regulares ao dentista.







___________________________________________________________












Entenda como a higienização simples e rotineira pode prevenir muitas doenças perigosas  que atacam o nosso corpo“A saúde começa pela boca”. Já ouviu essa afirmação antes, certo? A frase simplifica a importância da saúde bucal para o equilíbrio da saúde geral do corpo. A nossa boca possui milhares de bactérias vivas que convivem pacificamente no interior e se multiplicam na superfície dos dentes, língua e gengiva.
“Uma higienização bucal ineficiente pode acarretar em uma desordem na produção dessas bactérias que, consequentemente, dará início ao ataque contra a proteção e estruturas dos dentes e da gengiva. O resultado são as conhecidas doenças bucais, tais como cárie e doenças periodontais”, explica o Dentista-Cirurgião e Diretor-Executivo da Dentalpar, Dr. Armando Rodrigues Filho.
Esta batalha de titãs não se restringe apenas a região da boca. Essas bactérias que causam doenças bucais fazem um verdadeiro intercâmbio por todo nosso corpo, viajando  pela corrente sanguínea e interagindo com todos os órgãos. A região bucal é muito vascularizada, unindo a boca a todo o resto do corpo.
“Pessoas relaxadas com os cuidados e higienização bucal são infinitamente mais propícias a terem problemas de saúde, como: artrites, derrame (AVC)  e até um ataque cardíaco. “As bactérias pegam carona nos vasos sanguíneo e causam estragos ao desembarcar e invadir as outras regiões do corpo, como coração, pulmão e articulação. 
Para manter uma excelente saúde bucal, as dicas são fácies: escove os dentes após as refeições, dando maior ênfase à escovação antes de dormir. Escove a língua pelo menos uma vez ao dia para prevenir a “saburra”, a grande responsável pelo mau hálito. Evite alimentos açucarados e pegajosos que se aderem ao esmalte do dente, tornando  a limpeza  mais difícil.  Fique atento a manchas e rachaduras nos dentes e machucados incomuns que surgirem na gengiva e interior da bochecha. Analise bem os lugares onde há maior sensibilidade. A visita ao dentista não pode ser esquecida.
O especialista dá mais dicas sobre higienização bucal: “Uma exímia limpeza é feita apenas com uma boa escova dental, de preferência pequena e flexível. A cabeça da escova  deve ser pequena para atingir também os lugares mais difíceis. A pasta  dental deve conter, de preferência, flúor na sua fórmula e nunca se esquecer de usar o  fio dental” . Para aprimorar ainda mais a sua escovação, o dentista-cirurgião indica uma nova escovação após o uso do fio dental, para eliminar os resíduos deixados pelo uso do fio. Bochecho com produtos de enxágüe é válido para aqueles que apreciam o gostinho de refrescância, mas, não é um item imprescindível na limpeza diária. Os produtos de enxágüe sem álcool, encontrados no mercado, são os mais indicados.  “Se todos reconhecessem e entendessem  os benefícios  que a saúde bucal pode  trazer ao corpo, teríamos pessoas mais  preocupadas  com a higienização diária, pessoas mais saudáveis  e uma parcela maior de indivíduos com dentes em boas condições no Brasil.
A teoria "saúde bucal x saúde do corpo” fica evidente nos estudos que revelam que pessoas com gengivites possuem mais riscos de sofrerem um acidente vascular cerebral. As bactérias inicialmente criadas na boca  também podem afetar indivíduos que sofrem de sinusite, aumentar a possibilidade de infecção pneumônica, interromper as válvulas do músculo cardíaco e acelerar o avanço da atrite.  Os hábitos saudáveis e preventivos, possuem um incrível poder de cura contra os micro-organismos que navegam pelo nosso corpo causando estragos e potencializando doenças.












» TRATAMENTO DO CANAL DAS RAÍZES
Se a câmara do nervo do seu dente ficar infectada pela cárie ou danificada por um impacto, muitas vezes a única forma de salvar o seu dente é através do tratamento do canal da raiz.
Dentro da cobertura exterior de cada dente (parte dura) há uma área especializada chamada tecido mole ou câmara do nervo. A câmara de tecido mole contém um sistema de vasos sanguíneos, vasos linfáticos, nervos e o tecido mole, que entram do osso através dos canais da raiz. Este sistema alimenta as células do interior do dente.
Tratamento de Canal
A cárie profunda ou outros ferimentos podem causar danos ou infectar os tecidos moles. Num tratamento dos canais das raízes ou endodôntico, o dentista remove o tecido danificado ou infectado e substitui-o por um enchimento especial que ajuda a manter a estrutura dentária restante.