CONSELHOS

Claudio Mendes de Campos

O mau hálito não é uma doença e sim um sintoma que decorre em função de uma série muito grande de fatores, que nos vamos procurar discorrer sobre os mais comuns.
Pelas pesquisas internacionais 57% das causas do mau hálito são de origem bucal, relacionadas á cáries, doença periodontal, lesões da mucosa bucal, patologia das glandulas salivares dentre outras, e 43% de origem sistêmica, desde problemas otorrinos lógicos, gastroentelogicos e produtos exalados pelos pulmões, como eliminação de substâncias ingeridas como todos os tipos de drogas, produtos originários de doenças sistêmicas como diabetes etc.
Na verdade o mau hálito ocorre normalmente pela manhã devido a leve hipoglicemia, a redução do fluxo salivar, que praticamente chega a zero durante o sono, o aumento absurdo dos microrganismos habitantes da cavidade bucal, descamação das células epiteliais da mucosa, que geram compostos de cheiro desagradável (cheiro de ovo podre) que são compostos sulfurados voláteis. Após a higiene bucal com escovação, uso de fio dental, escovação do dorso da língua, seguida da refeição matinal, normalmente deve desaparecer o mau hálito, se não desaparecer o problema deve ser investigado, diagnosticado e subseqüentemente tratado.
As principais causas do mau hálito são: diminuição do fluxo salivar, causada por diversos motivos: medicamentos, stress, ansiedade, doenças, etc. Saburra lingual, higiene bucal precária, Cárie, Problema periodontal, Estomatite, Sinusite, Amigdalite, Adenóide, Rinite, Corpo estranho nas fossas nasais, Hiploglicemia(causada por longos intervalos no jejum, dieta hipocalóirica, exercícios físicos violentos), Alimentos como alho,cebola, brócolis, repolho, prisão de ventre, desidratação, Diarreia, diabetes, Alterações hepáticas, pulmonares, renais, intestinais, Estado febris, Tabagismo, Alcoolismo.
O mau hálito trata-se de problema sério no relacionamento humano, como também pode ser indicador de patologias graves como processos cancerígenos do trato respiratório e gastro intestinais.
Existem em todo mundo como aqui no Brasil em São Paulo Rio de Janeiro, Brasília clínicas especializadas no diagnótico e tratamento do mau hálito.
Aqui em Guarabira na Clínica Hiperdental, nos estamos atendendo a essa patologia.
*Doutor em Ciências Biomédicas USP
-
Especialista em Implantodontia
-
Professor coordenador para curso de especialização em Patologia Bucal CFO
-
Presidente da Associação Brasileira de Cirurgia Oral
-
Presidente da Sociedade Latino Americana de Implantes e Trasplantes.